segunda-feira, 17 de junho de 2013

BARRO PRESENTE NO CARIRI CANGAÇO PARAHYBA

Pesquisadores de vários estados do País estiveram pela primeira vez nas cidades de Sousa e Nazarezinho no estado da Paraíba em um seminário fantástico.
Sábado dia 15 a tarde, na programação de abertura no auditório da UFCG em Sousa, a formação do caráter sertanejo foi o ponto de partida para uma discussão rica e esclarecedora.
Os professores Wescley Rodrigues, Múcio Procópio e Lemuel Rodrigues falaram das questões ligadas à religiosidade, o misticismo, as influências filosóficas e sociais do homem do sertão.
À noite o tema foi “A violência institucionalizada na época do cangaço” com os pesquisadores, Aderbal Nogueira e Juliana Ischiara, tendo como mediador o professor Wescley Rodrigues, idealizador e organizador do Cariri Cangaço Parahyba.
Um debate muito profícuo que contou com a participação da platéia entusiasmada. Ao final tivemos a apresentação de um vídeo-documentário produzido pela Lazer Vídeo com depoimentos diversos sobre as condutas dos “agentes da lei” que atuaram na época do cangaço. Em seguida o tema debatido foi o ataque a Sousa pelo bando de Lampião unido a Chico Pereira em 1924. A mesa foi formada pelo mediador Manoel Severo Curador do Cariri Cangaço, tendo como palestrantes os escritores e pesquisadores Ângelo Osmiro Barreto e Bismarck Oliveira.
Nesse domingo dia 16, o Cariri Cangaço Parahyba foi ao município de Nazarezinho, terra do cangaceiro CHICO PEREIRA.
O grupo fez uma visita à casa de seu Abdias Pereira, pai de Chico Pereira, no sítio Jacú e em seguida foi recepcionado pelo Prefeito municipal Salvan Mendes juntamente com  o Presidente da Câmara Municipal.
A manhã foi de festa e cultura no centro social local.
A participação do povo de Nazarezinho foi maciça para contemplar a história de um bravo conterrâneo.
A história do cangaço e os aspectos históricos, políticos, sociais, religiosos, jurídicos e culturais que se interligam na constituição do banditismo no sertão do Nordeste brasileiro foi a Tonica do debate apresentado pelo escritor e pesquisador Baiano JOÃO DE SOUSA LIMA que apresentou um vídeo sobre a restauração da casa de Maria Bonita na Malhada da Caiçara em Paulo Afonso BA e pelo fundador da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) Dr. Paulo Gastão que mostrou a importância de manter viva a história do município, preservando o seu patrimônio cultural.
 Os trabalhos foram brilhantemente coordenados pelo Dr. Wescley Rodrigues, sócio da SBEC e professor da rede UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) que ao final apresentou um manifesto solicitando as autoridades competentes, a restauração imediata da casa de Chico Pereira, para preservar viva a memória do lugar.


MANOEL SEVERO

SOUSA NETO E AMIGOS

SEVERO E A CARAVANA DO BARRO
 
  
GECC E GPEC

O SORRISO CONTAGIANTE DE MÚCIO PROCÓPIO

PROFESSOR PEREIRA E OTÁVIO MAIA


CASA DO CANGACEIRO CHICO PEREIRA
                                                                             
JOÃO DE SOUSA LIMA, WESCLEY RODRIGUES E PAULO GASTÃO
AMIGOS DO GPEC

MANOEL SEVERO E SOUSA NETO







Nenhum comentário:

Postar um comentário